Newsletter NEU!





Pleitear vaga na Alemanha ficou mais fácil para graduandos

Estudantes brasileiros que tiverem completado um ano de estudos em um curso de graduação poderão pleitear uma vaga em instituição de ensino superior alemã a partir do próximo semestre de inverno, que se inicia em setembro de 2013. A graduação escolhida na Alemanha deve ser na mesma área cursada no Brasil ou em áreas afins, de acordo com comunicado da Conferência do Ministério de Educação da Alemanha (KMK).

Goethe Zentrum Brasília realiza curso de alemão on-line

Comprovar conhecimentos básicos do idioma alemão é um dos pré-requisitos para poder se candidatar ao programa Ciência sem Fronteiras. Para facilitar o aprendizado de quem não tem acesso a um curso presencial no local onde vive, o Goethe Zentrum Brasília está lançando o curso on-line E-Learning Deutsch do Goethe-Institut. Trata-se de um curso em grupo, que ocorre em ambiente virtual, mas que se adapta aos horários de cada aluno. O formato on-line dá ao estudante a possibilidade de acessar o curso de qualquer lugar onde estiver. O Goethe Zentrum oferece cursos nos níveis A1 e A2. O período do curso será de 11 de março a 7 de junho, com quatro encontros virtuais. O investimento é de R$ 1.497.

Germanística em discussão no Rio de Janeiro em setembro

O DAAD realizará de 4 a 7 de setembro o encontro “Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen” no Rio de Janeiro. Pesquisadores e professores universitários da área de germanística estão convidados a apresentar sugestões de trabalhos. Os interessados devem entrar em contato com Susanne Lüdkte pelo e-mail luedtke@daad.de, apresentando propostas, em não mais do que meia página de texto, juntamente com currículo resumido.
+ Mais informações ← CLIQUE AQUI

Joybrato Mukherjee: "Alemanha conquista nova imagem"

Ao completar um ano como vice-presidente do DAAD, Joybrato Mukherjee fala em entrevista à revista Letter sobre as demandas da internacionalização das instituições de ensino superior, a utilização do alemão como língua científica e a importância das redes de ex-bolsistas. “Nossos ex-bolsistas são imensamente importantes como embaixadores do sistema de ensino superior alemão, assim como da sociedade alemã.” Como presidente da Universidade Justus Liebig de Giessen, Mukherjee virá ao Brasil em abril acompanhando delegação do estado de Hessen.

Universidades alemãs e brasileiras fecham novas parcerias

Os projetos de duas universidades alemãs e quatro universidades brasileiras estão entre os 21 selecionados no programa de cooperação internacional “Parcerias estratégicas e redes temáticas” do DAAD, que busca intensificar o perfil internacional das instituições. A Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tiveram o projeto Aware selecionado na linha de parcerias estratégicas. Já a Universidade de Hohenheim, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e instituições da Dinamarca, do Canadá e do México, foram contempladas na linha de redes temáticas, tratando especificamente sobre bioeconomia.

Outros comunicados








Aberta seleção para bolsas de doutorado na Alemanha

As inscrições para a seleção de bolsas de doutorado pleno, doutorado-sanduíche e duplo doutorado do programa conjunto DAAD, CAPES e CNPq estão abertas até 18 de março. Para efetuar a candidatura, é necessário apresentar projeto de pesquisa, carta de aceitação de orientador na Alemanha, histórico acadêmico, avaliação de conhecimentos de inglês ou alemão, cartas de recomendação, entre outros documentos. A candidatura é submetida na Plataforma On-line Carlos Chagas, mas uma cópia de toda a documentação deverá ser enviada ao escritório do DAAD no Rio de Janeiro.

Doutorado na Alemanha - por onde começar?

Querendo realizar o doutorado na Alemanha, mas sem saber por onde começar?
O DAAD reuniu em um único endereço as informações mais importantes e indispensáveis para quem pretende realizar os estudos de doutorado no país. O conteúdo é oferecido em inglês e há dados sobre as opções de cursos, os tipos de doutorado existentes na Alemanha, preços, exigências de conhecimentos do idioma alemão, um guia para a inscrição, entre outras informações.
+ PhD Germany   ← CLIQUE AQUI

Doutorado na Alemanha - qual tipo escolher?

Um título de doutor custa tempo e energia, mas o investimento vale a pena. Na Alemanha, pesquisas apontam que as posições de comando em diferentes esferas do mercado de trabalho são ocupadas por profissionais com doutorado. Anualmente, formam-se 25,6 mil doutores em universidades alemãs, número que destaca o país no cenário internacional.
A revista Letter do DAAD apresenta artigo, em inglês e alemão, sobre doutoramento na Alemanha, tratando especificamente sobre os tipos mais frequentes, o individual e o estruturado.
A revista traz ainda o depoimento de um estudante estrangeiro que escolheu a Alemanha para realizar o doutorado em Ciência de Materiais.
+ Revista Letter – pg. 14   ← CLIQUE AQUI